Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

After Peter

Peter around the World... My life, my dreams, my favourite things

After Peter

Peter around the World... My life, my dreams, my favourite things

Os Deuses do Egito

Screenshot_20240613_143250_Canva.jpg

Religião do Antigo Egito

A religião dos egípcios, como era comum nesta época, era politeísta, pois acreditavam e prestavam culto a diversos deuses. A variedade de deuses era grande, existindo algumas divindades adoradas somente em uma cidade, enquanto outras poderiam ser muito populares e adoradas em todo o território egípcio.

A adoração aos deuses era um traço muito importante da religiosidade egípcia, e era comum que as pessoas fizessem suas preces em santuários. As orações poderiam ser por variados motivos, como pedidos pela manutenção da saúde, pela fertilidade, por prosperidade ou por algum esclarecimento.

Os egípcios acreditavam que os seus deuses controlavam todo o Universo bem como o destino das pessoas. A crença egípcia afirmava que os deuses cooperavam para garantir o bem-estar das pessoas e a harmonia do Universo. Acreditavam que a sua terra era abençoada pelosdeuses e que todas as suas riquezas haviam sido fornecidas por eles. Atribuíam aos deuses todo o conhecimento que possuíam e afirmavam que esse conhecimento civilizatório havia sido passado a eles por Osíris, deus que fora um faraó do Egito na crença local.

A crença dos egípcios em seus deuses passava por muitos aspetos e um dos pontos principais era a vida após a morte. Os egípcios preocupavam-se muito com a continuidade da sua vida após a morte terrena e procuravam agradar aos deuses a fim de garantirem a sua existência no além.

Os egípcios acreditavam que a mumificação era outra prática ensinada pelos deuses, bem como acreditavam que teriam suas ações em vida julgadas pelos deuses no Tribunal de Osíris. Esse tribunal decidia se a alma das pessoas seguiria para a vida eterna ou seria destruída por um monstro. No entanto, só as pessoas justas teriam direito à vida eterna.

 

Como surgiram os deuses do Egito?

A religião egípcia, como qualquer outra, possui os seus mitos de origem, isto é, mitos que narram o surgimento das coisas, como os deuses e o Universo. Um desses mitos falava do surgimento dos deuses egípcios, o que teve início quando o Universo era um vazio dominado pelo caos.

ra.jpg

No meio do Caos surgiu uma montanha que era habitada por um deus chamado . Deste, surgiram Shu, deusa da luz e Téfnis, deusa guerreira. Ambas abandonaram o pai e foram viver para a Terra.

Na Terra eles estabeleceram os princípios da vida, e a ausência deles entristecia o seu pai. Quando regressaram, Rá chorou de felicidade, e suas lágrimas deram origem aos seres humanos. Posteriormente, Shu e Téfnis tornaram amantes e tiveram dois filhos chamados Geb, Deus da Terra e Nut, deusa do Céu.

Geb e Nut também se tornaram amantes, mas esta relação não foi aprovada por Rá, que decidiu aprisionar Geb na terra e Nut, no céu. Nut estava grávida, e de sua gravidez nasceram cinco filhos: Osíris, deus da ressureição, Ísis, deusa da magia Set, deus da Destruição Néftis e Hórus, deus da Guerra.

 

Principais deuses do Egito e seus poderes

Como mencionado, a religião egípcia era formada por diversos deuses, uns mais importantes que outros. Alguns deles eram adorados em apenas uma cidade, mas, de toda forma, eram importantes. Aqui está uma lista dos principais deuses que formavam o panteão egípcio.

É o deus do Sol do antigo Egito. O seu principal culto era na cidade de Heliópolis, onde era identificado com o deus solar local, Atum. Rá geralmente é representado por um falcão com um disco solar na cabeça e a serpente.

Amom

É o deus supremo do antigo Egito durante o novo reino. Era o deus principal da cidade de Tebas (atual Luxor) e constituía a tríade de Tebas com sua esposa Mut e seu filho Khonsu. Amom era representado de várias formas, como homem com cabeça de animal ou apenas homem .

Nut

É a Deusa que representava o céu. Era representada em forma de uma mulher em arco com o corpo todo estrelado formando o céu celeste e seu irmão GEB, deus da terra era mostrado na parte inferior ao seu corpo, simbolizando ambos o céu e a terra. No meio dos dois estavam seu pai Shu, o Deus do ar, que nas representações separa ambos os irmãos.

geb e nut.jpg

Osíris

É o deus dos mortos. Ele foi um dos deuses egípcios mais populares do Antigo Egito e seu culto remonta às épocas remotas da história egípcia. Nos textos das pirâmides ele é o filho do deus da terra Geb e sua mãe é a deusa do céu Nut. Ele presidia ao julgamento dos mortos, onde a pesagem do coração do morto era feita contra o peso da pena da deusa Maat. Em toda a história do antigo Egito, diversos templos foram dedicados a Osíris o que mostra o tamanho de sua popularidade.

Ísis

É a deusa da magia, da maternidade e da fertilidade, que se manifesta como mãe e esposa ideais. Para os egípcios, Ísis tinha uma grande magia que poderia influenciar o céu a terra e o submundo. As origens do seu culto são incertas, mas alguns estudiosos acreditam que ela possa ter se originado no delta do Nilo. Os primeiros textos referentes a Ísis são da V dinastia egípcia.

Hórus

É o deus Falcão, senhor do céu e símbolo da realeza egípcia. Ele é um dos deuses mais importantes do panteão egípcio. Geralmente é representado tanto como um falcão ou como um homem com cabeça de falcão.

Anúbis

É o deus da mumificação e guardião das necrópoles. Na mitologia egípcia, Anúbis foi quem embalsamou o deus Osíris (que aparece mumificado em suas representações). A sua principal função era de preparar a múmia para a viagem ao submundo. Um dos deuses mais antigos do panteão egípcio e geralmente representado com cabeça de chacal ou cachorro. Sua primeira aparição remonta aos textos das pirâmides, onde era o deus supremo dos mortos, com o passar dos tempos essa função foi cedida a Osíris.

Bastet

É a deusa Gato adorada por todos no antigo Egito. No início era vista como a deusa-leão já que representações mostravam-na com cabeça de leão. Ela aparece nos textos das pirâmides do faraó Unas como sendo a protetora do soberano. Bastet era vista como a senhora do Oriente e Sekhmet (a deusa leão) era vista como a senhora do Ocidente. Geralmente é representada como uma mulher com a cabeça de um gato segurando um Sistrum (instrumento musical) e um Égide (espécie de escudo protetor) ou apenas em forma de um gato.

DEUSES.jpg